sábado, 8 de dezembro de 2012

A autoexistência de Deus



A autoexistência de Deus

“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmo 90.2 

A Bíblia declara que Deus é o Criador do universo. Com esta afirmativa, podemos entender que Deus sempre existiu, por isso não poderia criar a si mesmo, ou seja, nem o próprio Deus pode se autocriar. Percebemos com isso que, para Deus criar a si mesmo, ele teria de existir antes de si mesmo.
Deus não tem início. Ele é eterno, é autossuficiente não necessita de fontes externas a garantir sua existência. No Livro de João 1.1-4 podemos comprovar sua autoexistência, “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”
Portanto assim como nós, Deus não pode ser autocriado. Mas diferentemente de nós ele é autossuficiente, por isso, ele é o ser supremo e a fonte de todos os seres.
Paulo nos fala sobre este Deus autoexistente, que para muitos é desconhecido, como era para os atenienses. “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;” Atos 17.24-26.
Você pode esta se questionando, porque Deus existe? Deus existe em si mesmo  eternamente. Ele é a fonte e o manancial de toda existência. Só ele tem, em si mesmo, o poder de existir.
Continuando no livro de Atos 17.28, Paulo revela a nossa dependência do poder de Deus para nossa própria existência, “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.”

Fabiana Honfi
09/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário