quinta-feira, 14 de abril de 2016

ALÉM DA FELICIDADE!!!





“Bem-aventurados... Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.” Mateus 5.3a, 7.28-29.

            Você já parou para observar que todo ser humano tem sua trajetória de vida voltada ao esforço desenfreado de encontrar a felicidade! Quando digo todo, me refiro a totalidade do gênero humano, inclusive você e eu! Portanto, todos nós estamos vivendo em busca da felicidade. Vejamos:
            Todos nós temos: anseios, sonhos, desejos, vontades, entre outros, que agem como motivações, impulsionando nossas ponderações, escolhas e atitudes. Assim, quando tomamos qualquer decisão é porque anteriormente nos cercamos de balizadores que atestam empiricamente, qual haveria de ser, o melhor trajeto a seguir rumo à felicidade. Matrimônio, filhos, graduações acadêmicas, aquisição de bens móveis e imóveis, viagens entre tantas outras se constituem em sinônimos, para aquilo que convencionamos denominar de felicidade.
            Entretanto a Escritura nos alerta, que a causa de nossa infelicidade somos nós mesmos, pois procuramos a felicidade, arraigados em nosso próprio egoísmo, A Bíblia afirma: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). O homem natural não busca o Reino de Deus, antes se faz de centro, de referencial, onde todas as coisas devem girar em torno de si. O que importa é a sua vontade e são os seus gostos. É uma busca continuamente insaciável, pois absolutamente nada trará completude ao homem, a não ser a presença do Criador em sua vida.
            É arriscado desviar o foco. Porque não são as bênçãos de Deus, mas o próprio Deus, Aquele que preenche o interior e traz satisfação, alegria, paz e felicidade ao coração humano. É o que Ele é e não o Ele faz. Nesse caso, para encontrar a felicidade, devemos nos esmerar por encontrar o Reino de Deus. Entretanto, precisamos relembrar, que Jesus Cristo em sua encarnação não só nos anunciou, ensinou e conduziu, mas revelou que o Reino de Deus, foi instaurado por Ele: “Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio” (Lucas 22.29).
            Esse reino, que o Messias nos confiou, não se localiza distante, ou além de nós, e sim entre nós, ao alcance de todos, mediante a comunhão com Ele, uma vez que a verdadeira felicidade é fruto do relacionamento autêntico, vívido e eficaz com Deus. O evangelista Lucas registra a asseveração de Jesus, quanto a essa compreensão: “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17.20-21).
            Logo, para obter a felicidade além de nossas expectativas. Devemos com toda simplicidade e inteireza de coração buscarmos a Deus e o seu reino, na certeza que tudo aquilo, que nos é necessário será acrescentado, pelo SENHOR (Mateus 6.33). Ainda, que sem Ele, nada poderemos realizar (João 15.5), e, por fim, que é Ele a fonte da nossa alegria (Salmo 43.4).
            “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas 2.14).
Rev. Eugênio Honfi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário