terça-feira, 15 de março de 2011

A PROVIDÊNCIA DE DEUS

“... quanto a mim, estando no caminho, o Senhor me guiou...” Gn 24.27

    Quantas vezes você teve de enfrentar situações em que foi necessário fazer alguma escolha? O ato de escolher entre isso, ou aquilo é um constante em nossas vidas e não há como fugir dessa realidade.
    Você sempre terá de enfrentar escolhas!!! Contudo, não são as escolhas em si, que roubam nossa paz, sossego e tranquilidade, e sim, as consequências dessas escolhas.
    Precisamos aprender sobre um tema tão importante revelado nas Sagradas Escrituras que é a providência divina. Quando se é dependente de Deus, as escolhas da vida deixam de ser pesarosas e angustiantes, ao contrário são tornadas suaves e leves (Mt 11.28-30). Vejamos o que nos mostra a Bíblia, acerca das escolhas que o servo de Abraão, Eliezer teve de fazer: 1º O servo não poderia tomar esposa para Isaque dentre as cananéias; 2º O damasceno deveria voltar a terra dos parentes de Sara, para encontrar uma esposa; 3º Em hipótese alguma Isaque deveria tomar o caminho de volta; 4º Ele estaria desobrigado de seu juramento se a pretendente não quizesse acompanha-lo a casa de seu Senhor.
    Cada uma dessas normas/regras deveria ser obedecida por Eliezer, cada uma delas possuia suas razões de existir, porém cabia a ele a decisão de tomar a escolha certa.
    Você pode pensar: ‘‘Isso é um exagero, ter de ir tão distante para encontrar uma esposa!’’ ‘‘É um abuso de autoridade, Abraão não permitir que Isaque pudesse voltar e ele mesmo escolher sua esposa, se ela fosse ‘feia’ (baixa, alta, magra, gorda etc.)’’. E o mais absurdo de tudo, como encontrar uma pessoa, que não se conhece?! Que nunca foi vista?! Que não se tem a mínima ideia de quem seja?! Certamente são questões angustiantes.
    A solução desses conflitos, a pacificação do coração, a extinção da ansiedade está na providência divina. Deus é o soberano do universo, Ele reina absoluto. Sua palavra nos diz que é Ele quem efetua o querer e o realizar, que Ele não muda seus propósitos/planos, que Ele, em si mesmo, não muda , que nada acontece sem o seu expresso consentimento, que Ele só deseja o que é bom a seus filhos.
    Durante toda a viagem Eliezer suplicou ao Deus de seu senhor Abraão que o conduzisse (Gn 24.12); na escolha da esposa de Isaque (Gn 24.14); e principalmente quando escolheu ‘‘apenas observar’’ em silêncio a PROVIDÊNCIA DE DEUS (Gn 24.21).
    Que exemplo a ser imitado!!! Iniciou seu projeto orando (Gn 24.12), durante  execução desse projeto continuou orando e observando a ação divina conduzindo sua vida, suas escolhas (Gn 24.14, 21, 27) e por fim reconhecendo que o sucesso, a vitória, o êxito de sua missão não proveio de si, mas d’Aquele que o conduziu por um caminho direito, o adorou (Gn 24.48).
    Se você está sofrendo pelas escolhas erradas que fez, aprenda a confiar e depender da providência divina. Sossegue seu coração, acalme sua alma e passe a viver em obediência aos preceitos normativos da Palavra de Deus. A alegria e a vitória estão no Senhor. Lembre-se: ‘‘buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã... (Mt 6.33,34a).
    Que Deus te guie em suas escolhas.
    A Ele a glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário