sexta-feira, 18 de março de 2011

SAUDADES

...chorávamos, lembrando-nos de Sião. Salmo 137.1.


    Nós só sentimos saudades daquilo que foi bom e que marcou positivamente a história das nossas vidas. Pessoas, coisas, acontecimentos, lugares entre outros são possíveis fatores que nos marcaram.
    O salmo 137 foi escrito durante o período do exílio em Babilônia (586-538 a.C.). Por terem abandonado ao Senhor, Ele também ‘‘abandonara’’ o povo, deixando-os caminhar segundo o desejo de seus corações, assim sendo, passaram a praticar coisas abomináveis, como se lícitas fossem. Prostituição, fornicação, roubo, furto, mentira, dissimulação, licenciosidade entre outras modalidades de pecado. Era claro que o povo havia virado as costas para Deus e a sua casa.
    O crescimento político-socio-econômico de Israel fora notório, os judeus dominaram o mundo de sua época, porém, esse crescimento se deu, não pelos méritos ou esforços da nação, mas por sua fidelidade para com Deus. Enquanto o povo seguiu debaixo de direção do Senhor, tudo o que faziam, prosperavam, todavia, quando inflaram-se de si mesmos, acreditando eles, que o sucesso de suas empreitadas vinha tão somente de suas ações e atitudes, passaram a roubar a glória de Deus.
    Aquilo em que mais se estimavam transformou-se em laço, que não só os aprisionara, como também os transportara para longe de suas famílias, amigos, casas e tudo o que possuíam, bem como, alegria, satisfação e prazer. Não havia mais razão para cantar, ou alegrarem-se. Só tristeza e desânimo.
    Em nossa vida espiritual, quando achamos que vai tudo bem e nos esquecemos de Deus, acreditando que somos auto-suficientes, damos lugar e vez ao inimigo de nossas almas, para nos conduzir cada vez mais distante de Deus e de sua casa. Observe que passamos a dar maior ênfase aos erros ou aquilo que não gostamos nos outros, somos o centro e não Deus, e desta feita afirmamos se é para ser assim, melhor é ficar em casa.
    Contudo você não deixa de viver a vida (trabalho, escola, etc), apenas não vai mais a igreja. Estando em casa muitas vezes a frente da TV ou computador, você sente necessidade de algo que satisfaça seu coração, todavia o não ir a igreja aliado ao ficar em casa, só trazem mais desânimo, tristeza e vazio a alma e ao coração.
    Ficar lamentando não resolve, ficar atribuindo culpa aos outros não muda a situação, se você esta sentindo saudades de Deus, determine-se a reconhecer seus erros e corra em busca do perdão divino, faça tal qual o filho pródigo, e que Deus restabeleça a alegria da sua salvação.
    Que o Senhor restaure o teu ser, nas palavras do profeta Isaías: curando os quebrantados de coração, proclamando libertação aos cativos, pondo em liberdade os algemados, consolando os que choram, pondo sobre as cabeças coroas em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado. A fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário