quinta-feira, 26 de março de 2020

TRANSFORMADO PARA TRANSFORMAR








Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.1-2)

            Deus ordenou a Abraão que esse se dirige-se para um lugar, que Ele lhe mostraria; Deus trocou o nome de Jacó, para Israel; Deus alterou a condição do jovem Davi de pastor de ovelhas para Rei, sobre seu povo; Deus modificou o ofício de Pedro, Tiago, João e André de pescadores de peixes, para pescadores de homens; Deus tornou Saulo, aquele que era perseguidor do Evangelho, em Paulo, o perseguido por amor ao Evangelho, esses são apenas alguns exemplos da ação de Deus, que muda e transforma, coisas e também, pessoas.
            Talvez você possa estar se perguntando: E daí!!! O que isso tem a ver comigo??? Que excelente pergunta!!! Então vamos pensar um pouco sobre o assunto. Inicialmente podemos identificar que as pessoas, via de regra, possuem uma forte disposição e desejo para mudanças e alterações. Sobretudo dentro de um ponto de vista muito próprio e definido. Esse padrão está envolto e permeado por aquilo, que achamos certo, belo e aprazível. Quando fazemos uma análise franca e sincera sobre esse padrão, facilmente percebemos e concluímos que na verdade estamos externando nosso egocentrismo egoísta, ou seja, achamos que somos o centro e a medida de todas as coisas. E tudo, tudo mesmo, deve girar em torno de nós mesmos, para que seja tido como perfeito!
            Nesse viés, consequentemente vamos descobrir, e da pior forma possível, que nossos conflitos são causados, não por culpa dos outros, mas por nós mesmos! Uma vez que, esses são o fruto da imposição a ferro e a fogo, do nosso ponto de vista, sobre os demais. Alguns afirmam de forma categórica: “Eu estou certo e todos os outros errados!” Pelo termo outros, entenda-se inclusive Deus! Isso é assustador e aterrorizante! Pois, como pode o homem limitado e imperfeito, atribuir a Deus erro em Seus santos e eternos, propósitos e ações! Tamanha blasfêmia, para com Aquele que é perfeito, pois tudo O que faz e realiza é com perfeição, uma vez que seus atos de justiça revelam Sua santa natureza, que também é perfeita!
            Assim, tanto nós como os outros é que carecemos de mudança!!! E essa modificação precisa ser tão profunda, que ao tocar nas questões basilares de nossos corações, altere nossa essência de tal maneira, que possa ser encarada, muito mais que uma alteração de vida! Na verdade, ela se constitui em uma vida completamente nova, renovada, reformulada, recuperada, restaurada, isto é, uma nova vida. E isso não está no meu, ou no seu alcance, já que a partir de nós mesmos, isso é absoluta e categoricamente impossível. Mas só Deus, que é plena e totalmente poderoso, pode proporcionar eficaz e eficientemente tal transformação!
            Portanto, Deus é quem realiza essas mudanças e transformações em nossas vidas. Pois nos garante: que os nossos pensamentos e caminhos não são os dEle (Is 55.8); que é Ele, quem pode tudo e que seus planos não são frustrados (Jó 42.2); que é Ele, quem opera tanto o querer como o realizar (Fl 2.13); ainda que foi Ele, quem nos libertou e nos transportou para o Seu Reino (Cl 1.13); que independe da vontade da carne e da vontade do homem, mas de Sua vontade (Jo 1.13); que nós só o amamos, porque foi Ele que nos amou primeiro (1Jo 4.19), a bem, de tantas outras passagens, que o Soberano Senhor atesta essa eterna verdade.
            Assim, cuide você, para que não esteja se colocando contra o Deus Eterno e as transformações operadas por Ele. Se coloque submisso a vontade boa, perfeita e agradável do Senhor. É Ele quem nos transforma, para que possamos transformar o mundo ao nosso redor. Nas contundentes palavras do apóstolo, que assevera: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente” (Rm 11.36).
            Em Cristo Jesus, Senhor da seara. Vosso conservo, Eugênio Honfi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário