segunda-feira, 20 de julho de 2020

APROXIMANDO-ME DE JESUS!

Seguidores de Jesus Cristo - Home | Facebook

DEVOCIONAL: PERENE GRAÇA

(20/07/2020)

 

APROXIMANDO-ME DE JESUS!

 

Jesus, porém conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas?.” (Mt 22.18).

 

        Quero lhe propor a pensar em algo muito sério e de grande importância: Refiro-me a você! Isso mesmo, lhe sugiro a que reflita sobre você mesmo! Em que está embasada a sua comunhão com Deus? Devemos estar sempre a Seus pés! Entretanto nem todos se aproximam de Deus como o intuito de agradá-lo, ou de reverenciá-lo. Essa compreensão é nítida, quando nos voltamos ao texto em tela. Portanto me permita lhe indagar: Como você se próxima de Deus?

         Os fariseus, juntamente com os saduceus compunham a instituição mais importante do judaísmo, abaixo apenas do Templo de Jerusalém. Os adeptos do farisaísmo viam a si próprios como os mais excelentes dentre aqueles que guardavam a Lei divina! Eles se auto elogiavam como sendo o padrão para toda e qualquer pessoa que quisesse realmente aproximar-se de Deus! É intrigante que a cena trazida por Lucas coloca os herodianos ao lado dos fariseus! Os herodianos eram um grupo de simpatizantes do Rei Herodes, monarca da Judeia, que se estabeleceu no poder, mediante acertos e conchavos escusos com o império romano! Lembrando que Herodes e idumeu, ou seja, descendente de Esaú, irmão de Jacó! Assim nos temos um descendente de Esaú governando sobre os descendentes de Jacó!

        O evangelista nos informa que um grupo composto de representantes dessas duas correntes partidárias, ainda que auto excludentes, se juntaram com o intuito de confrontar o Senhor Jesus, para pudessem alegar depois a quebra da observância da Lei de Deus, por parte de Cristo e assim concluir seu macabro plano de execução contra o Messias. A aproximação desses se dá em uma sequencia bem ardilosamente definida: 1) Eles discutiram entre si o planejamento de como provocariam a falta de Jesus; 2) Se aproximaram d’Ele com bajulações e falsidades, pois ao chamá-Lo de Mestre, conquanto de fato, O fosse, ainda que não O reconhecessem como tal, nem acreditassem n’Ele; 3) Lançaram seu pungente veneno em forma de uma aparente despretensiosa dúvida, que escondia uma mortal peçonha; 4) Ao terem sua resposta na condicionante forma de uma pergunta calaram-se todos; 5) por fim, ao serem surpreendidos por Jesus, só lhes restou saírem “à francesa”, completamente desconcertados e totalmente desnorteados.

        Lucas aponta nesse importante registro algumas diretrizes, para aqueles que desejam aproximar-se do Senhor, quero pontuar, ao menos três:

        Primeira diretriz, para que nos aproximemos do Senhor é necessário o verdadeiro reconhecimento de quem Ele é, (v.16). As afirmativas foram verdadeiras, ainda que tenham procedido de mentes incrédulas! Ao asseverarem que era Mestre e que Ele ensinava corretamente o caminho de Deus de acordo com a verdade, eles deram um correto testemunho sobre o Senhor, o problema era que eles não criam no que estavam afirmando! Quantas pessoas também não professam que Jesus é o Senhor e Salvador, e ainda assim, não hão de ser salvas, pois claramente a Escritura afirma em Rm 10.9-10: Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”. Temos que testemunhar publicamente que Jesus é o Senhor, mas também é igualmente importante crer em quem Ele é!

        Segunda diretriz, para que nos aproximemos do Senhor é necessário que haja sinceridade nas intenções de nosso coração, (v.18). O presente ajuntamento ocorre em meio a motivos escusos, procedentes de corações caídos, cujo objetivo é um só: o de auto glorificar-se, por meio da terrível e falha justiça própria. É nesse contexto que cada um desses ao se aproxima do Senhor, lhe afirmam o que é verdadeiro, ainda que não cressem na própria e pública confissão realizada. Perceba a verdade é proferida por lábios mentirosos! Isso não lhe parece chocante! Pessoas dizendo o que é verdadeiro, mas não acreditam naquilo que proferem! Penso que agora vamos entender melhor o princípio das palavras de Jesus, quando afirmou que: Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno", (Mt 5:37). Corrobora com as palavras do salmista, que diz: Aquele que vive com integridade, que pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho”; (Salmos 15:2,3). Para nos aproximarmos do Senhor precisamos fazê-lo com pureza de alma e com plenitude de coração.

        Por fim, como terceira diretriz, para que nos aproximemos do Senhor é necessário que haja mais que admiração, total quebrantamento, (v.22). Pode-se pontuar que ao final daquele encontro nada saiu como o planejado, de acordo com a ótica dos conflitantes! Eles ficaram até admirados com as palavras do Mestre, todavia permaneceram com o coração adiamantado, pelo orgulho e vaidade de sua visão perversa e egocêntrica. Certamente que estar na presença de Jesus, sempre será motivo de sermos surpreendidos! O Rei quando demandado, sempre age muito além das nossas expectativas. Porém pontue que a nós, nos cabe também, muito mais que mera admiração na presença de Jesus. Urge que em nosso interior irrompa do mais profundo do nosso ser e se torne totalmente visível nossa mais verdadeira declaração de dependência do senhor. isso não pode ser restrito as palavras, mas procede do coração! Nossa admiração pelo Senhor, deve naturalmente nos conduzir ao quebrantamento de alma em Sua presença! Conforme nos diz o profeta Miqueias: Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus”. (Mq 6:8). Assim como também assevera Tiago: Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos”. (Tg 1:22)

        Que a nossa aproximação do Senhor se dê em face do verdadeiro reconhecimento de quem ELE é, da intencionalidade e sinceridade de nosso coração e por fim, de um total quebrantamento de nossa alma diante de sua presença. Lembre-se das palavras do profeta Jeremias (29.13): Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. Pense nisso!

        Que o Senhor aqueça seu coração, fortaleça sua fé e muito lhe abençoe!

        Vosso conservo, Rev. Eugênio Honfi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário