quinta-feira, 9 de julho de 2020

ETERNA ALEGRIA!

pessoas felizes – SUPERCOMENTÁRIO


DEVOCIONAL: PERENE GRAÇA
(09/07/2020)
 
ETERNA ALEGRIA!
 
“Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado... é a alegria de toda a terra...” (Salmo 48.1-2).
 
            Alegria, contentamento e exultação são muito mais do que meros sinônimos! Descrevem a constante caminhada e a eterna busca do coração humano, para alcançar essa condição de satisfação plena! Esse espírito assaz inquieto e ansioso que diligentemente procura por algo que lhe cesse todo e qualquer tipo de conflito quer seja interno, ou externo. Uma vez que, por não mitigar essa condição, ele sofre os revezes que minam a sua alegria, lhe roubam o contentamento e findam sua exultação.
            O tenebroso vazio da existência humana, que se encontra cada vez mais potencializado pela inevitável ditadura do isolamento social de nossos dias. Tem levado a forçosa desintoxicação das triviais futilidades da natureza caída, pois não há como sublimá-la, nem mesmo contando com a crescente busca, pela ajuda de profissionais da área médico-psiquiátrica, ainda assim, por mais que venha a ser amenizada, nem sempre tem se demonstrado plena e totalmente eficaz. Já que, só na pessoa santa e bendita do Criador é que a criatura poderá encontrar-se e consequentemente compreender-se aceitar-se e submeter-se ao soberano senhorio do Deus Eterno sobre si, bem como sobre os acontecimentos ao seu redor!
            A raça humana tem o senso da divindade em seu interior, como bem assevera o pai reformado João Calvino. E é em meio a essa luta contra a verdade abissal da existência de Deus, que residem os mais alargados conflitos humanos. Pois se há de fato um DEUS. Logo, TODOS, sem exceção lhe são devedores! Como resultante dessa equação chegaremos à conclusão, que nossos conflitos são a evidência da ausência de comunhão com Deus, ou da insubmissão a Sua boa, perfeita e agradável vontade! A falta de alegria, se constitui na verossímil ocorrência da incontestável ausência de Deus em nossas vidas! Observe a afirmativa do salmista: “O SENHOR é a alegria de toda a terra.” Não se trata mera religiosidade, ou de uma falsa e aparente piedade! Mas da séria e grave insuficiência de Deus sobre nosso viver! Portanto, uma vida de comunhão com Deus é a assertiva de uma vida alegre!
            É em meio a essa preciosa comunhão com o Senhor, que desfrutamos dessa alegria perene, real, prazerosa, robusta, crescente e eterna. As Sagradas Escrituras afirmam: Que a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10); Que na presença do Senhor há fartura de alegrias (Sl 16.11); Que a alegria é um dos frutos do Espírito de Deus (Gl 5.22); que a alegria é uma das características que descrevem o Reino de Deus (Rm 14.17), entre tantas outras referencias bíblicas sobre a alegria. A alegria é uma característica nata do verdadeiro cristão! Nesse caso, se você não está desfrutando desse aspecto objetivo da fé cristã, então avalie sua comunhão com o Senhor! E procure o quanto antes reerguer o altar do Senhor em sua vida! Apenas o Senhor é essencial e insubstituível em nossas vidas! Tudo o que somos e que temos vem das mãos d’Ele! Não são as coisas que temos, mas Aquele que no-las dá, que é a fonte da nossa alegria!
            Atente para a afirmativa do profeta Habacuque: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Hc 3.17-18).
            O apóstolo Paulo corrobora com esse entendimento: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos” (Fp 4.4).
            Que o Senhor alegre seu coração, regozije sua alma e muito lhe abençoe!
            Vosso conservo, Rev. Eugênio Honfi.


2 comentários:

  1. Louvado seja nosso Deus! Que Deus tenha misericórdia de nós.
    Que palavra maravilhosa!

    ResponderExcluir