quinta-feira, 16 de julho de 2020

ESPERANDO O MESSIAS!

Páscoa aos Pés da Cruz.


DEVOCIONAL: PERENE GRAÇA

(16/07/2020)

 

ESPERANDO O MESSIAS!

 

— Você é aquele que estava para vir ou devemos esperar outro?” (Mateus 11.3).

 

        João Batista havia sido preso a mando de Herodes. A prisão do profeta foi fruto da sórdida trama da mulher e da enteada do Rei idumeu. E para o precursor do Messias esse fato, se constituía em uma realidade inaceitável, haja vista, que para ele, a chegada do verdadeiro Rei dos judeus, marcaria o final das tiranias e injustiças praticadas, pelo descendente de Esaú, que ilegitimamente governava sobre os filhos de Jacó.

        A concepção vigente, a época era que a inauguração desse novo tempo estaria pontualmente embasada, com a ascensão do verdadeiro Rei e consequente deposição do usurpador da coroa, assim o verdadeiro monarca decretaria não só a cessação das injustas vilanias praticadas, pelo supracitado déspota, como também o justo julgamento e a aplicação da devida pena, a todos os ímpios! Como essa concepção flagrantemente não coadunava com os planos e orientações do Senhor Jesus. João, que fora privado injustamente de sua liberdade, precisava esclarecer essa crescente e angustiante dúvida de seu coração, assim ele envia discípulos, a fim de confirmarem se Jesus era ou não, o verdadeiro messias!

        Você percebe o quanto as dúvidas são terrivelmente ruins! O quanto elas enfermam nosso coração e dilaceram a nossa alma! Elas chegam sorrateiramente, e em pouco tempo nos aprisionam em terríveis calabouços, que sufocam nossa alegria, minam nossas forças, enterram nossos sonhos, e por fim nos matam de dentro para fora! Como as incertezas são atrozes! E conforme o tempo passa vão se tornando nossos mais cruéis verdugos! São como as fortes ondas em meio às tormentas marítimas que acoitam as embarcações, arremetendo-as de um lado para o outro, sem descanso, sem misericórdia, sem trégua! Guardada as devidas proporções, essa descrição se encaixa perfeitamente na vida de muitas pessoas. É exatamente assim, que muitos vêm sobrevivendo em meio à ansiedade angustiante, inércia sufocante e medo aterrorizante! Es tu o Messias, ou devemos esperar outro?

        A importante indagação, dos discípulos de João Batista, teve uma resposta à altura! Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres; e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa" (Mt 11.4-6). A resposta de Jesus não foi mera retórica, nem um discurso demagogo, ou politicamente correto, longe disso! O Mestre foi objetivamente direto e de cirúrgica precisão! Como no dito popular: “Contra fatos, não há argumentos”. O Senhor apontou verossímeis fatos, cujos testemunhos eram incontestes! Eram provas vivas, que antes perambulavam, mas agora tributavam glória ao Deus dos céus, pelas cidades, vilas e aldeias! Não havia dúvida alguma: JESUS CRISTO ERA O MESSIAS! E ainda É!

        Você também pode desfrutar dessa mesma certeza, que Jesus é realmente o Messias; o Unigênito do Pai; o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo; a promessa da nossa redenção; nosso único e suficiente salvador e redentor; o bom pastor; o pão que desceu do céu; a agua da vida; o Emmanuel, Deus conosco! Ele é a vacina que nos imuniza dos desastrosos efeitos e consequências do pecado, que exaure e extirpa o próprio pecado em nossas vidas! Diante de qualquer e de todas as dúvidas; Cristo é a certeza, que nos basta! Crer em Jesus é ter o coração e alma transbordante de paz, de quietude, de tranquilidade para tomar e fazer as escolhas certas, pois somos guiados, por seu Santo Espírito, que é a garantia da nossa certeza, esperança e fé!

        O que você ainda está esperando? Veja o exemplo de João Batista, leve suas duvidas aos pés de Jesus e volte com a convicta certeza em seu coração! Ele é o Messias! Ele é o Filho de Deus! Ele é o meu único Senhor e suficiente Salvador! Jesus disse: Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus(Mt 10.32-33). Chega de perder tempo em meio às dúvidas! Ele É! Creia! Pense nisso!

        Que o Senhor aqueça seu coração, fortaleça sua fé e muito lhe abençoe!

        Vosso conservo, Rev. Eugênio Honfi.


Um comentário: